domingo, 18 de novembro de 2007

Definição de Psicologia Evolucionista por Leda Cosmides e John Tooby


Leda Cosmides (foto) e seu marido John Tooby, são dois dos principais estudiosos e fundadores da PE. São acadêmicos ligados à Universidade de Sta. Bárbara na Califórnia. Leda Cosmides esteve no Brasil há uns três anos atrás dando palestra no Campus da UFRJ.


"A psicologia evolutiva constitui-se simplesmente na psicologia que leva em consideração os conhecimentos adicionais que a biologia da evolução tem a oferecer, na expectativa de que a compreensão do processo que moldou a mente humana impulsionará a descoberta de sua arquitetura."

3 comentários:

Anônimo disse...

Achei fantástica esta nova forma de encarar antigas questões.
Parabéns Mauro por esta iniciativa e por este espaço de discussão.
Quero deixar uma questão a ser discutida pela Psi Evo. Porque a mulher casada, em sua maioria,após a criação dos filhos , perde interesse na vida sexual, criando uma enorme lacuna entre o casal.
Estou falando da diferença de comportamento antes e depois.Antes, me parece, que os gens falam bem alto na busca de um parceiro para a reprodução.Depois sua energia se volta para outros interesses, enquanto o macho continua na sua busca incessante por sexo, criando aí a lacuna a que me referi.
Um grande abraço.
do seu mais velho amigo .

Mauro Laskowsky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mauro Laskowsky disse...

Uma hipótese é que após o período reprodutivo ótimo da mulher (por conta do número limitado de óvulos-diferentemente do homem que produz espermatozóide a vida ineira)a preocupação evolutiva se volta à manutenção de um provedor para si e para seus filhos. Em algumas sociedades e em diferentes épocas a poliginia é e era aceita justamente por ser vantajoso para as mulheres, já que os homems têm como preferência mulheres jovens como parceiras sexuais, sem deixar de prover as mães de seus primeiros descendentes.