terça-feira, 13 de novembro de 2007

De onde vêm talentos e temperamentos dos filhos?



Em condições normais, digamos assim, de “temperatura e pressão” em que necessidades básicas (incluindo afetivas) de desenvolvimento são dadas aos filhos, Pinker coloca que a influência dos pais na prole não ultrapassam os limites da herança genética.
Diz ele:

" A maior influência que os pais têm sobre os filhos é no momento da concepção” (Como a Mente Funciona -1997).

Consistentes estudos que examinaram traços de personalidade de irmãos gêmeos, adotivos e fraternos sendo separados ou não após o nascimento, concluíram que as variações na influência da personalidade são divididas assim:
50 % -- Genéticas
5%----Influência do Lar onde foi criado
45%-- Algumas hipóteses: -Eventos particulares que se impuseram ao cérebro no útero, parto, etc. -Experiências particulares relevantes durante a vida. -Socialização pelos grupos de iguais como amigos, gangues, panelinhas -Estratégias para competir com irmãos nascidos ou por nascer pelos recursos paternos.

No consultório, quando falo que os comportamentos e lições dos pais têm pouca influência no que o filho se tornou é aquela decepção pois a psicologia da relação entre pais e filhos baseada principalmente na Psicanálise, teve como hipótese principal a influência maior dos pais como socializadores do que as influências resultantes da herança genética.

Nenhum comentário: