segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Free Riders


No seminário Darwinismo Ativo realizado na Fiocruz organizado pelo pesquisador Ricardo Waizbort, a Psicóloga da UERJ e UFRJ Angela Oliva falou sobre a origem evolutiva do comportamento social. Eis um destaques de sua palestra, segundo minhas anotações e interpretação pessoal:
-O nosso cérebro trabalha por módulos. Existem módulos mentais que regulam o compartilhar.
Na década de 50 a mente que até então era entendida como um tábula rasa a ser preenchida, passa a ser entendida como um computador com programas ou módulos já previamente instalados por pressão da selação natural.
-Agimos e raciocinamos ou raciocinamos e agimos?
-Conceito de FREE RIDERS que define os trapaceiros, que pegam carona no esforço alheio dentro de um grupo social.
- Ex de módulos cerebrais importantes para a vida em grupo: Módulo para formar alianças (altruísmo recíproco); módulo para detectar os free riders; módulo para "ler" a mente do outro; para prover ajuda às crianças, filhos, parentes (altruísmo).
-Valor do favor de uma ação altruísta é regulado por uma equação que leva em conta o custo para o doador relacionado ao benfício para o recebedor.
-Animais que não detectam os free riders não podem viver em grupos.
-Nossos módulos cerebrais estão mais acostumados a resolver problemas em grupos sociais pequenos.
-Temos um módulo de detecção de mentirosos mas somos mentirosos tambem. Exemplo onde precisamos mentir as vezes: O que você achou da minha namorada?
-Chimpanzés são mestres em dissimulação.
-Nosso sistema de recompensa ativa no cérebro a mesma área tanto quando doamos quanto ao recebermos. Ou seja o comportamento altruísta tambem é recompensado.
-Moralidade do homem não é produto da religião e cultura. Nos primatas já se encontram os alicerces da moralidade, capacidade de empatia, justiça e reciprocidade.
-As emoções modulam nossas ações.

Nenhum comentário: