sábado, 8 de dezembro de 2007

E se formos apenas grandes primatas?


Este foi o título da excelente palestra da neurocientista da UFRJ Suzanna Herculano-Houzel sobre um trabalho de pesquisa que está sendo feito na Universidade a respeito do tamanho do cérebro comparado entre primatas e roedores e sua relação com a inteligência. Algumas anotações que fiz:


Peso do cérebro:

1 1/2 kg - Cérebro humano

570 g - Cérebro do gorila

430g - Cérebro do chimpanzé

4200g - Cérebro do elefante

7000g - Cérebro da baleia


Estes dados mostram que o tamanho do cérebro não é indicador de maior inteligência senão as baleias seriam as campeãs.

Outra conjectura seria se o número de reenrtâncias seriam indicadores de cérebros mais inteligêntes mas neste caso ganharia os golfinhos cujo cérebro é mais cheio de dobras do que o nosso.

Primatas e roedores têm o mesmo ancestral longíquo. Entretanto primatas que possuam cérebro do mesmo tamanho que cérebros de roedores têm mais habilidades intelectuais.

O que a equipe da pesquisa descobriu é que há regras de composição neuronial diferentes nos roedores e nos primatas. Nos primatas quanto maior o cérebro, mais neurônios porque o tamanho dos neurônios em si, não é aumentado na mesma proporção. Porém nos roedores quanto maior o cérebro maior também o tamanho dos próprios neurônios o que significa que não aumenta na mesma proporção a quantidade de neurônios.

O cérebro do homem é composto pela mesma regra de crescimento linear dos primatas (diferente do crescimento não-linear dos roedores como citado) ; e como o cérebro do homem é o maior dentre os primatas, está demonstrado o porquê das nossas maiores habilidades intelectuais comparado aos nossos, digamos assim, primos.

Suzanna me falou que está gravando um quadro que irá ao ar semanalmente no Fantástico sobre neurociência. Demorou....


Abaixo o link para o site da Suzanna
http://www.cerebronosso.bio.br/

Nenhum comentário: