quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Por que homens se arriscam numa guerra?


Leda Cosmides e John Tooby descreveram a lógica adaptativa que justifica o porquê de haver as guerras em todos os grupos humanos.

Nossos ancestrais e algumas tribos indígenas atuais, formavam grupos e atacavam outro grupo porque o mais importante despojo da batalha eram as mulheres da tribo dos derrotados. A cada mulher a mais que um homem possui aumenta potencialmente em progressão geométrica a sua possibilidade de ter mais filhos.

Como um "soldado" pensa que não será ele a morrer numa batalha pois os riscos estão divididos com seus companheiros ele aceita a missão justificando alguma perda (não a dele) com possibilidade do aumento do número de fêmeas e descendentes no grupo a que se pertence.

Essa prática foi favorecendo aos homens que iam a "guerra por mulheres" de modo que estes tiveram mais descendentes e os "covardes" menos.

Hoje somos os descendentes destes guerreiros, os não covardes.

Mulheres não se juntaram em grupos de ataque, pois nunca tiveram que lutar por machos, portanto a guerra não é uma adaptação presente na mente feminina.

Um comentário:

Vi disse...

Desculpe estar vindo aqui me intrometer...
Acho que e a primeira vez que venho realmente pedir com todas as palavras uma ajuda real.
Poxa, eu nao ando me sentindo nada bem, expliquei tudo no meu post de hj (24.01), da uma lidinha por favor(e gigante, um livro). O blog foi a primeira forma de eu gritar por socorro!!!
Obrigada
Vi